Os bebês não nascem com dentes, mas nunca é cedo para começar a pensar nos cuidados dentários. Além de introduzir bons hábitos desde o início, cuidar da boca do bebê os mantém mais saudáveis ​​e felizes à medida que crescem. Mesmo antes da primeira consulta odontológica – que deve acontecer um ano ou seis meses após a primeira erupção dentária – seu trabalho como pai é manter a boca do seu filho saudável e apresentá-los a uma boa higiene bucal. Logo você saberá como começar a escovar os dentes da criança, continue lendo!

Higiene Bucal dos bebês

Uma das melhores maneiras de preparar o seu filho para o sucesso na higiene bucal é estabelecer uma rotina de atendimento odontológico desde o início. Além de estabelecer as bases para bons hábitos de higiene posteriormente, é uma maneira fantástica de os pais interagirem com o filho pequeno. 

Os objetivos da rotina: 

  • Estabelecer o hábito de escovar pelo menos duas vezes por dia.
  • Manter a boca do bebê limpa.
  • Ajudar o bebê a se acostumar com a sensação de ter uma boca limpa.

O primeiro dentinho! 

Em média, os bebês recebem o primeiro dente por volta dos seis meses de idade. As semanas que antecederam o primeiro dente podem estar cheias de baba, mastigação e desconforto para o seu bebê. Continue lendo para aprender como começar a escovar os dentes da criança.

LEMBRE-SE! 

Como a cárie dentária provém de bactérias que vivem na boca, é possível transmitir isso ao seu filho. A última coisa que você deseja é compartilhar bactérias com seu filho que prejudicam seus dentes e gengivas. Portanto, evite compartilhar xícaras ou utensílios, não limpe a chupeta na boca e nunca use a boca para testar a temperatura da mamadeira.

É hora de começar a escovar os dentes da criança! 

A maioria das crianças começa a cortar os dentes durante esse período crucial de seu desenvolvimento, então você continuará a encontrar muita baba e a tendência de mastigar tudo. Por isso, é muito importante que você aprenda como começar a escovar os dentes da criança, para que consiga fazer certo!

Durante esta fase, você também começará a desmamar seu filho de uma mamadeira e de um copo. Garrafas por si só não são ruins. No entanto, à medida que os bebês se tornam mais móveis, os pais tendem a permitir que seus filhos se movimentem com a mamadeira e a bebem enquanto relaxam. Esse hábito aumenta a exposição da boca aos açúcares na fórmula, leite materno e suco, e os coloca em maior risco de cárie dentária.

Assim que seu bebê tiver idade suficiente para segurar um copo, comece a transição para um copo com canudinho. Mas não permita que eles tomem um copo da maneira que fariam com uma garrafa. Agora também é um ótimo momento para começar a estabelecer uma rotina quando se trata de bebidas e lanches. Não permita que eles segurem o copo por períodos prolongados. Se eles estiverem com sede, coloque-os em sua cadeira alta, deixe-os beber até ficarem satisfeitos e depois tire o copo. 

Quando devo começar a escovar os dentes da criança?

Depois que o bebê cortar o primeiro dente, é hora de mudar para uma escova de cerdas macias, projetada especificamente para bebês e crianças pequenas. Mas não pare de lavar as gengivas! Mesmo quando o primeiro dente chega, as gengivas do bebê ainda sofrem exposição a qualquer coisa que colocam na boca. Lavar as gengivas como parte de sua rotina regular de higiene bucal é essencial até que eles tenham mais dentes cobrindo a área das gengivas. Também ajudará a aliviar o desconforto, pois os dentes continuam a romper as gengivas. Para essa limpeza, use um pano macio. 

Agende a primeira consulta odontológica! 

Quando o primeiro dente do seu bebê chegar, é hora de agendar sua primeira consulta odontológica. Alguns pais podem pensar que isso é incomum, porque estão imaginando o dentista pairando sobre seu bebê pequeno com uma escova de dentes elétrica. Mas não é isso que acontece na primeira consulta odontológica do bebê. O objetivo da primeira visita ao dentista é estabelecer bons hábitos de atendimento odontológico, verificar a saúde bucal do bebê e estabelecer uma linha de base para mais tarde. Também ajuda a incentivar seu filho a não ficar nervoso com o dentista à medida que envelhece.

Entrevista com Odontopediatra

De acordo com a Doutora Aryeli Caramori, a idade ideal para começar escovar os dentes do bebê, é desde o nascimento do primeiro dente. A doutora reforça que é preciso ser usado uma escova de dente mesmo, não dedeira. É essencial procurar uma escova dental pequena, com a cabeça arredondada e com as cerdas baixas. 

Pode ser usado o creme dental com o flúor, de acordo com a recomendação da Associação Brasileira e Americana de Odontologia. Em relação à quantidade: Para as crianças que não sabem cuspir: utilizar um grão de arroz cru. E um grão de ervilha para as crianças que sabem cuspir. 

A escovação deve ser feita após o bebê se alimentar ou mamar. 

Como escovar a escovar os dentes da criança?

Escovar os dentes do bebê deve ser um processo simples, mas muitas vezes pode se tornar estressante para os pais. Os bebês se contorcem, agitam ou adormecem antes que deveriam. Eles protestam por ter coisas na boca ou tentam pegar a escova de dentes para olhar mais de perto. Então, o que os pais devem fazer?

Primeiro, e mais importante, relaxe. A higiene bucal do seu bebê é fundamental, mas não é algo para perder o sono. Desde que você está lendo um artigo sobre como limpar os dentes de leite, você já provou que se importa.

 

Vamos responder a algumas das perguntas mais comuns sobre como manter os dentes do bebê limpos:

Quando você deve usar creme dental para bebês?

A Academia Americana de Pediatria atualizou essas diretrizes para permitir que o creme dental com flúor pudesse ser usado em todas as idades. Obviamente, é essencial que seja usado com moderação e sob supervisão direta dos pais. É seguro (e recomendado) que seja usado “manchas” (ou tamanho de um grão de arroz) de creme dental com flúor assim que seu bebê tiver dentes.

Que tipo de escova de dentes devo usar ao começar escovar os dentes da criança? 

As escovas de dentes infantis têm etiquetas claras indicando a idade e o estágio em que são melhores, para que você não fique sem noção no meio da farmácia. As escovas de dentes para bebês e crianças pequenas geralmente têm um cabo mais amplo e fácil de segurar, e elas vêm em uma ampla variedade de cores e caracteres para incentivar os pequenos a escovar. 

Embora as escovas de silicone sejam divertidas e confortáveis ​​para as gengivas, elas não são tão eficientes quanto a escova de cerdas de nylon na remoção da placa bacteriana dos dentes.

Para você que quiser conhecer melhor sobre a CegonhaBox, é só clicar aqui e saberá!

TRADUÇÃO LIVRE. Postado em Sprout Pediatric Dentistry

Deixe um Comentário

WhatsApp WhatsApp Cegonhabox